quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Links sobre horta em vasos

Já nem posso mais pedir desculpas a todos por tanto tempo de sumiço aqui do blog. O trabalho, a pós, os estudos e mais um monte de compromissos tem tirado todo o meu tempo.

Tenho um monte de dúvidas e comentários pra responder, alguns não publiquei por estarem com e-mails, daí só vou publicar parte deles aqui quando puder fazer novos posts. Só ontem me dei conta de que o blog está fazendo 3 anos!

Mesmo desaparecida daqui, não param de chegar novos amigos, comentários e elogios, agradeço muito a todos vocês que visitam o blog! Nunca pensei que escrever despretensiosamente minhas experiências pelo mundo das plantas atrairia tantos interessados.

Esse fim de semana participei de uma feira que acontece todos anos aqui em BH, a Agriminas - Feira de Agricultura Familiar, promovida pela Fetaemg - com agricultores familiares de MG, aquelas comidas e produtos típicos do interior, tudo fresquinho. Em alguns momentos o estande ficou muito cheio, várias pessoas apareceram lá e me perguntaram sobre como plantar as mudinhas que estavam levando, como cuidar de uma hortinha em vasos, peço desculpas por não poder ter dado a atenção devida... gostaria muito de ter conversado com calma e respondido a todos.

Separei alguns links aqui de posts antigos, sobre o preparo, plantio, cuidados básicos, pragas mais comuns e receitinhas pra controlar. Ah...tem também o link da estufinha de pet que uma moça pediu pra fazer mudinha de tomilho.




Como plantar manjericão e alecrim

Como controlar cochonilhas e pulgões


A Bruna me mandou essa dúvida:

Ei, Grasi, o seu blog é ótimo. Parabéns! Eu plantei umas mudas de orégano, manjericão, salsa e cebolinha em uma jardineira, há uns 4 meses mas noto que elas não estão crescendo. Gostaria de saber de quanto em quanto tempo devo adubar e a partir de quanto tempo posso colher. A rega está sendo feita dia sim, dia não. Também tenho uma hortelã que noto que um período do dia fica murchinha e caída. Estou regando junto com a jardineira. Será que não estou cuidando direito delas? Obrigada por disponibilizar todas essas informações valiosíssimas em seu blog. É de grande utilidade também para pessoas que, como eu, não tem conhecimento do assunto. Beijos

Bruna, muito obrigada! Vamos por partes: não sei bem o tamanho da jardineira, mas é muita coisa pra um vaso só, nos links aí de cima tem resposta quanto á mistura das ervas no mesmo vaso, qual é legal plantar sozinha, qual pode misturar...sobre adubação e colheita.
A hortelã e o orégano aguentam um pouco menos de luminosidade em relação ás outras, umas 3h diárias já é suficiente. Quanto a ficar murcha, acontece mesmo se faltar umidade e estiver sob o sol muito forte, como do fim de tarde.
Ervas em geral, tem crescimento rápido quando plantadas em solo bem preparado e com luminosidade e rega corretas, pela descrição você está cuidando bem, mas no caminho pode estar acontecendo algum erro. Com as minhas também acontece, se não há salvação, começo tudo novamente, cuidando de cada detalhe...

Até o próximo post!