terça-feira, 10 de novembro de 2009

Plantas versáteis

Eu tenho paixão por "plantas fáceis", do tipo colocou no vaso ou no solo e rapidinho ela já está linda.

De vez em quando vou postar uma ficha delas, falando onde pode ser utilizada, mistura de solo para plantar e idéias pra usar em casa.

Vou começar hoje com a trepadeira-africana (Senecio mikanoides), também conhecida como hera-alemã.

Essa é uma trepadeira do tipo cipó, que precisa ser amarrada para subir, tem folhas parecidas com a hera-africana e flores amarelas em buquezinhos, serve para cobrir caramanchões, muros, cercas, treliças, pode ser plantada diretamente no solo ou em vasos e jardineiras. Até sem flores já é bem decorativa.
O florescimento é mais vistoso em regiões de clima mais ameno, mas acontece o ano todo, principalmente na primavera e no verão.



A luminosidade ideal vai de meia sombra a sol pleno, vai depender da região, quanto mais fria, mais sol ela vai precisar.

Uma mistura boa para vasos é:

2 partes de terra comum de jardim
1 parte de composto orgânico, que pode ser húmus de minhoca, esterco curtido ou compostagem
1 parte de areia lavada de construção.

Lembrem-se que o vaso deve ser grande, trepadeiras precisam de espaço.

Essa aqui é uma idéia boa de uma leitora aqui do blog: plantou a trepadeira no vaso, deixou próxima a uma parede, fixou aquelas peças de armários desmontáveis na diagonal e fez um suporte bonito pra planta subir.



Todo mês, dê uma mexida superficial na terra do vaso e adube com umas 3 colheres de sopa bem cheias de húmus de minhoca e 1 colher de sopa de farinha de ossos, incorpore na mistura e regue em seguida.

Pra fazer mudas é bem facinho: tire estacas logo depois que acabar o florescimento, coloque numa espécie de estufinha de garrafa pet, como eu mostrei aqui e espere enraizar.

22 comentários:

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Grasi quanto tempo , senti muitas saudades de seu blog pra visitar e ver sempre essas coisas lindas que vc mostra, suas dicas são preciosas. Adorei esse post das heras, ainda não fiz nada naquele meu lado que divido com o vizinho, não sei se tu lembras , até fez post pra mim.
E que anadamso fazendo reformas dentro de casa e a grana é curta então por enquanto estou tendo que conviver com o problema da falta de privacidade. Agora no verão é que sofremos mais pelo sol e pelso vizinhos, mas fazer o que ??/
Venha me visitar, tem muitas novidades no blog que agora já não é mais só de plantinhas rsss. bjs e não suma !!

Mimi disse...

Oi Grasi amei o seu Blog !!! são dicas maravilhosas pra mim que sou novata no assunto amei muito tudo isso viu!! beijos!!!

Mimi disse...

Tenho uma pergunta pra fazer !!! de que tipo de ambiente as suculentas gostam, Sol pleno ou meia Sombra? Desde ja agradeço!! Beijos !!! E fique com Deus !!

Anônimo disse...

gosto muito de flores tenho uma flor no meu blog que conheço por dama da noite podes dar uma olhada e ver se o nome é esse mesmo .muito obrigado desde ja .silvana meu blog é ;silvanafloressilvana.blogspot.com

Unknown disse...

GRasi me ajudeee!!
EStou tentanto cultivar suculentas mas nao estou conseguindo, toda vez q tendo mecher morre a metade, ja estou ficando sem!! E ganhei uma orquidea de aniversario estou com medo q ela morra tbm, as folhas ja veio amarelas!! SE vc puder meu msn e andreakma1@hotmail.com
Muito obrigadaaa
bjocass

Anônimo disse...

Oi Grasi, que bom que você voltou! preciso de sua ajuda, comprei um vaso com líro da paz, durante uns meses ficou bonito, agora a pontinha das folhas está ficando seca de todas elas, o que você acha que pode tá acontecendo? ela fica dentro de casa e não toma sol, nem luz. Se puder responder agradeço.

bjos

Gil

Elena sem H disse...

Que bom te ver or aqui de novo :-)

Dione Poisl (Noni) disse...

tb gosto dessas plantas q crescem rápido, logo florescem...
Tenho essa trepadeira na minha cerca. Mas não fica tão florida. Cresce muito, se esparrama por toda a cerca, mas as flores são poucas, esporadicas.

Dione Poisl (Noni) disse...

Gosto de plantasq crescem rapido, também. Tenho essa na minha cerca. Está cheia de brotos,vai subindo... Mas as flores são poucas. E floresce esporadicamente, muito pouco.

Gabby disse...

Oi Grazi, sempre acompanho seu blog e confesso q comecei a gostar de plantas e jardins por causa dele, sempre me senti bem neles, mas nunca lembrei de regar nem meu feijão no algodão, e agora estou cheia de vasos de plantas em casa!!!
Na verdade, hoje estou aqui para pedir um help!
Uma tia mto querida faleceu há 3 semanas, e agora chegou o momento da partilha, o que pedi foram uma estátua de jardim e um vasinho lindo de barro que sempre ficou pendurado na varanda dela, mas ontem chegando em casa com o vasinho, deixei cair e ele quebrou, puro azar, e agora queria saber de vc se acha que ele tem salvação!!!??? Ele quebrou em partes grandes, dá p/ colar, mas onde bateu no chão esfarelhou deixando um pequeno buraco. Será q alguém q faça vasos consegue dar uma reformada nele??? Colar e passar um pouco de barro p/ sumir as rachaduras e fechar o buraco??? Vc conhece alguém???
bjs

Gaby

Gabby disse...

Oi Grazi, sempre acompanho seu blog e confesso q comecei a gostar de plantas e jardins por causa dele, sempre me senti bem neles, mas nunca lembrei de regar nem meu feijão no algodão, e agora estou cheia de vasos de plantas em casa!!!
Na verdade, hoje estou aqui para pedir um help!
Uma tia mto querida faleceu há 3 semanas, e agora chegou o momento da partilha, o que pedi foram uma estátua de jardim e um vasinho lindo de barro que sempre ficou pendurado na varanda dela, mas ontem chegando em casa com o vasinho, deixei cair e ele quebrou, puro azar, e agora queria saber de vc se acha que ele tem salvação!!!??? Ele quebrou em partes grandes, dá p/ colar, mas onde bateu no chão esfarelhou deixando um pequeno buraco. Será q alguém q faça vasos consegue dar uma reformada nele??? Colar e passar um pouco de barro p/ sumir as rachaduras e fechar o buraco??? Vc conhece alguém???
bjs

Gaby

Jardim das Ideias disse...

Maravilhoso esse post!

:)

Magridt Gollnick da Luz disse...

grasiele
adorei visitar seu jardim!

bj

atraiumeuolhar.blogspot.com

Marcelo Costa disse...

bacana seu blog...t mas

Grasiele disse...

Bruxinha, eu lembro sim do seu cantinho. Fiz uma visita lá no seu blog, tá bem diversificado mesmo, muita coisa boa...

Grasiele disse...

Mimi e Andrea, estou tentando fazer um post com dúvidas gerais de suculentas, ele já vem...

Grasiele disse...

Gil, provavelmente é por causa do local onde está seu vaso que ele está secando. Ele tem que tomar pelo menos um solzinho da manhã e estar num local bem ventilado pra ficar bonito.

Grasiele disse...

Elena, não tenho tido muito tempo, sinto falta daqui, das blogueiras todas...bjão!

Dione, eu tbém gosto de plantas práticas, são as melhores pra mim, que não tenho muito tempo, nem lugar pra colocar. Essa trepadeira é assim mesmo, dependendo do lugar, se for quente, ela dá poucas flores, mas só as folhas já valem a pena...

Grasiele disse...

Gabby, que história bonita! Fico feliz que vc tenha começado nesse mundinho maravilhoso das plantas! Vc vai se surpreender com o resultado. Conversei com o ceramista de quem eu sempre compro meus vasos e ele me falou que com massa plástica é possível consertar os vasos, que ela aparece um pouquinho, mas que é a melhor solução.
Bjo!

Grasiele disse...

Jardim das idéias, Margridt e Marcelo, muito obrigada pela visita e voltem sempre!

Anônimo disse...

Que bom que voltou!!!
Obrigada.

Gil

jgsmiranda disse...

Olá Grasi. Muito legal seu blog. Estava procurando trepadeiras que se adaptam bem em meia-sombra e clima frio (Porto Alegre) e pensei que a Africana fosse uma delas, mas li seu artigo e fiquei em dúvida. Será que dá certo? Já tentei de tudo e não consigo uma planta para esse lugar, que é externo (aberto), mas sob um telhado (meia-sombra). Você poderia me ajudar. Fico agradecido. Gustavo.