sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A fada das cores - A Estreia

Dia desses recebi um e-mail da Lucimara, colorista e decoradora. Colorista...que profissão mais linda!

A Lu sabe tudo de cores, pra mim é praticamente uma fada das cores, ela chique que só, definiu do francês - que colore, aquele que usa as cores tirando delas o maior efeito estético.

Conheci o blog dela, conversamos e eu aceitei o convite pra ser uma parceira verde (eu amei isso!), todo mês eu passo lá e deixo umas dicas de jardinagem.

Eu me apaixonei tanto pelos vasinhos que ela pinta que tive que pedir um post sobre eles, e olhem só, que belezura!


PINTURA EM VASINHOS DE CERÂMICA

A Grasi me pediu para escrever sobre pintura em vasos, então escolhi mostrar aqui duas técnicas que eu adoro, muito simples de executar e dá um charme todo especial em nossos jardins.

Pátina Italiana e Estêncil com Tinta



Aplique quantas demãos forem necessárias de tinta látex branco para cobertura total da peça. Escolha a cor desejada (tinta látex) e aplique no mínimo duas demãos; no caso desse vasinho, utilizei um tom de verde bem clarinho.

Deixe secar bem entre uma demão e outra. Estêncil da Borda: para a pintura do estêncil, escolhi um tom de verde mais escuro que o corpo do vaso. Prenda muito bem o estêncil (molde vazado) com fita crepe na borda do vaso.

Eu não uso a famosa brochinha para estêncil e sim esponja cortada em pequenos pedaços.

Coloque a tinta em um pires e um paninho ao lado do pires, molhe a espoja na tinta e dê umas 3 batidinhas no paninho para tirar o excesso de tinta - estêncil não combina com bastante tinta.

Bata suavemente sobre o molde vazado, lave e seque o molde a cada recolocação. Espere secar e aplique a pátina italiana somente no corpo do vaso deixando a borda com estêncil em destaque.

Pátina Italiana

Para fazer a pátina italiana, misture muito bem 2 colheres (sopa) de tinta látex branco com 1 colher (sopa) de cera em pasta incolor, até formar um creme. Aplique esse creme com um pincel de cerdas duras no mesmo sentido da pintura do vaso. Quando estiver quase totalmente seco, polvilhe talco e dê lustro com um pano (malha) seco.


Fotos:Helô Pavan

Uma outra sugestão é personalizar com desenhos e faixas à mão livre, como fiz nesses da foto acima, onde utilizei a cor Terracota para o corpo do vaso e Cromo Suave para o detalhe da faixa em onda. Ambas as cores são da Coral.

Depois é só aplicar a pátina italiana.

Um beijo grande.
Lucimara Scomparim

9 comentários:

Cacau A. disse...

Ai Grasi eu adoro seu blog, rsrsrs
Amei a dica dos vasinho, tb adoro pintar, mosaicar etc, então muito útil!
ADOREI!
bjs

Anônimo disse...

Da fada das Cores para a Dedinho Verde:
Oi Grasi,
A Cacau passou lá em casa para elogiar o post e eu fiquei bem feliz!
Beijos
Lucimara

Grasiele disse...

Da Dedinho Verde para a Fada das Cores:
Você merece, você merece! Post lindo!
Beijão!

Unknown disse...

Oi Grasi,
Tudo em paz com você?
Eu participo do fly, mas não ativamente.
Tenho um grupo chamado ADORO MEU LAR, esse blog faz parte dele e faz tempo que os tenho, mas agora que consegui ativa-lo.
Gosto do grupo fly e meninas, mas por ser muitos e-mails fica complicado acompanhar.

Inara L. disse...

Oi zizi, aqui é a MIMA E TUTUCA,seu blog ta super legal, não esquece de entrar no nosso blog não hein???!!!

ilgarotas.blogspot.com

BJUUSSS

Anônimo disse...

oieeeeeee, demais esta postagem hein?!
bjus

Anônimo disse...

Adorei tudo isso,só falta agora 1 por semana.Beijão

Ana Paula disse...

Oi Grasi:
Lindos os vasinhos, mas com filha, trabalho, marido, orquídeas e blog, prefiro comprar pronto, dá aí o endereço da amiga que faz, quem sabe ela fatura um dinheirinho. Hhehehe.
Beijinhos

Priscilla Paggiaro disse...

Grasi, que saudades de você e de seus "dedinhos", hihihi Amei as dicas, quero ver se reformo alguns que estão bem tristinhos e depois te aviso para ver como ficaram. Mil beijos!